A maior das virtudes: a paciência

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Quando terminou a temporada de futebol e o Avaí começou o seu recesso como todos os outros clubes, entrou em campo o que de pior há no futebol, quando não há futebol: a especulação, irmã gêmea da fofoca. E a especulação, quando descontrolada, gera ilações, intrigas e até acusações infundadas.

Todo mundo sabe que o ano de 2010 foi terrível para o mundo avaiano. E todos já fizeram as análises, críticas, comentários e avaliações devidos. Foi difícil encontrar um avaiano que estivesse contente com o que houve na Ressacada, pela forma e pelo jeito. Mesmo aqueles cujo procedimento foi responsável pelo ano ruim, ficaram incomodados. Ainda que a conquista do bi-campeonato catarinense, as participações nas Copas do Brasil e Sulamericana houvessem sido históricas e o jogos heróicos finais pelo Brasileirão fossem sacramentados como dignos da alma avaiana, a gosma repugnante na garganta teimou em se manter ao longo deste ano.

Mas, tão logo o “ano letivo” do Avaí havia acabado, fumacinhas brancas efluíram da Ressacada, mostrando que algumas coisas poderiam mudar. Ainda assim, o que se leu e ouviu de bobagens vindas da mídia e repercutida pela torcida, provaram que o avaiano estava ressabiado.

Foi quando faltou paciência, essa virtude capaz de suportar incômodos e dificuldades. A paciência garante que o sujeito seja educado, humano e saiba agir com calma e tolerância. Talvez seja a virtude das mais difíceis de desenvolver, mas revela um aporte enorme de benefícios para quem as possui.

Nestes poucos dias que nos restam do ano que não começou para o Avaí e que já vai tarde, que se faça um reflexão do quão importante é isso, ter calma e serenidade nos momentos complicados. Muita paciência e, acima de tudo, respeito . São coisas que mantém os fígados em dia, os pâncreas serenos e as amizades consolidadas.

9 comentários:

  1. João Jr disse...:

    Alexandre,
    É difícil desenvolver a virtude da paciência, principalmente nos dias atuais, onde vivemos a sociedade do imediatismo.
    Mas é bom sempre exercitar, e aplicá-la no dia a dia, começando nas situações mais simples.
    Um dia chegamos lá...

  1. George disse...:

    Concordo contigo. Apesar dos pesares, o Avaí continua sob o comando do Zunino, que sabe o que faz.
    Abraço.

  1. João Jr, ainda que seja difícil, não dá pra desistir. Eu também sei que não é fácil.

    Abraços

  1. George, tu não imaginas o quanto ele sabe. Cada dia a gente se surpreende mais. um dia vou te contar a história toda da vinda do Marquinhos. Esse meu chefe dá um banho. hehe

    Abraços

  1. Mausé disse...:

    Alexandre, na entre safra é que aparecem os idiotas da objetividade, como diria Nelson, e, doidinhos que alguma coisa dê errado para poder criticar, viram corvos, acompanhando o de sapatos brancos. Sabes o que eu acho? Tem neguinho (e branquinho também) que só falam merdas pois estão querendo uma boquinha lá na S. Luzia!

  1. George disse...:

    Opa, essa deve ser uma boa história. Vou te cobrar. Abraço.

  1. Hehe, Mausé, tens toda a razão. O problema dessa gente é a competência para trabalhar ali.
    Abraços

  1. George, é uma história longa. Terás paciência pra tanto?

  1. George disse...:

    Felizmente, essa é uma das minhas virtudes. Kkkkk. É só marcar.
    Abs.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets