E o futebol, hein, ai..ai..., by Euripides Ribeiro de Souza

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Quando eu comecei a me interessar por futebol, ainda se escrevia “football”, zagueiro era “full-back”, havia uma linha de 3 “halfs” e um “center-forward”. O sistema era o famoso WM. Aí, quando é fé, "goal-keper" virou goleiro, os “backs” viraram zagueiros e veio uma tal de Hungria, em 1954 e deu show jogando no sistema 4-2-4. O mundo inteiro adotou. Com a excepcional habilidade dos nossos jogadores, adquirida nos campos de pelada, jogando com bolas de meia ou de borracha, muito raramente com as de cobertão, o Brasil virou uma potência futebolistica. Os dois meias, sempre ótimos, criavam jogadas e brilhavam pela criatividade. Eram os tais “maestros”, “fitas métricas”, “folhas secas” e vários outros apelidos.

Até 1970, jogamos nesse sitema 4-2-4. Eramos imbatíveis e nossos estádios comportavam algumas dezenas de milhares de torcedores. Muitas vezes mais de cem mil! Era mesmo o esporte das multidões. Mas eis porém, senão, quando, o capitalismo, sempre nefasto, estendeu suas garras. Começaram as negociatas e as trambicagens de empresários, dirigentes e tecnicos incompetentes e desonestos, ganhando dinheiro em cima das habilidades e popularidade dos jogadores. Estes, os que menos ganham. E a beleza do futebol, a que mais perde.

Foi em 1974 que realmente iniciou-se a derrocada e enfeiamento de nosso brilhante futebol. Assim como culpo o ébrio Jânio Quadros pela merda que sofremos com a ditadura, culpo o fedamãe do Zagallo pelo início da derrocada do nosso futebol. Tão ou mais venal que nossos políticos e magistrados, tão ou mais incompetente que a maioria dos tecnicos, o execrando “velho lobo”, não sofreu um infarto e nem foi preso (incomunicável) quando tirou o Ademir da Guia aos 34 minutos. Pusilanime como os bandidos de faroeste, o fedamãe, com mais medo de perder do que vontade de ganhar, inventou o tal de “cabeça de área”. Geralmente jogadores com pouca criatividade para armar e alguma vantagem em desarmar. 

Depois passaram a chamar de volante. Era um, agora, que a pusilanimidade se incorporou em todos os profissionais do bretão esporte, eles costumam ser 3 ou 4. O esquema, mudou de 4-2-4 para 4-3-3, depois para 4-4-2, às vezes 4-5-1. Menos a seleção, que no último jogo desenvolveu inédito esquema tático; 1-9-1. Um goleiro e nove defensores tentando fazer ligação direta para um atacante.

Hoje, fico aqui pensando: será que é possível, algum dia, voltarmos a ser o que eramos no futebol? Será que algum dia, serão presos os dirigentes inescrupulosos, os tecnicos imbecis, venais e propineiros, empresários gananciosos e comentaristas idiotas e puxa-sacos? E o que se faz mais necessário: será que vão fechar a TV Globo e calar a boca do Galvão e aqueles dois juizes que comentam a arbitragem sempre criticando nos outros o que eles viviam fazendo quando arbitravam?
Tenho esperança que um dia, (espero que seja antes de 2014) nossos profissionais entendam que ganha o jogo quem faz mais gols e que voltem fundamentos como dribles e passes precisos.

 Do Portal Luis Nassif (http://blogln.ning.com/forum/topics/e-o-futebol-hem-ai-ai)

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Voto com o relator, principalmente na parte em que fala do nº excessivo de cabeças de bagre, digo, cabeças de área; ai que saldade dos ponteiros.
    Abs
    Eron

  1. Anônimo disse...:

    Digo - corrigindo SAUDADES.

  1. Anônimo disse...:

    Muito bom,só acho que mais que o zagalo o grande culpado é o regime militar influenciando todos os setores da vida brasileira ,sendo mais claro matando tudo que fosse criativo ,lúdico,colocando no lugar a força a ordem militar .È dessa epoca a valorização dos prepadores fisicos dos esquemas taticos.Tasso

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets