Um gosto pelo ajuntamento

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O avaiano gosta de se juntar. É o tipo de torcedor que vive em grupos. Reúne-se por qualquer motivo. Porém, o principal, é ver o Avaí jogar. 

Na atual fase em que nos encontramos muita gente já largou de mão. Munidos de um pessimismo covarde ou realismo exagerado, sequer pensam que o futebol guarda surpresas, que as coisas viram de uma hora para outra nesse esporte. Essa postura, entretanto, já rendeu diagnósticos de otimismo demasiado a quem ainda está indo à Ressacada. E també há quem diga que existe um Complexo de Pollyana, aquela personagem que via o mundo todo belo e cor de rosa.

É preciso diferenciar o tal complexo de Pollyana do otimismo. O otimismo normal e bem dosado nos leva a conquistas. O humano enfrentou o perigo em sua existência no planeta exatamente porque foi otimista. Creio que o otimismo seja sinal de racionalidade, apanágio da civilização. Se fôssemos realistas demais, ou pessimistas, nem haveríamos saído das cavernas.

Não é a relação cartesiana de ver um copo meio cheio ou meio vazio, mas de que há um copo e que é preciso fazer alguma coisa com ele.

O pessimista pensa que não adianta fazer mais nada, pois não vai dar certo, o copo deve estar furado.

O realista diz: "espere a chuva passar e depois encha o copo."

A Pollyana diz: "nem precisa mais, já tá cheio."

Mas o otimista radicaliza: "vamos encarar que dá. Vamos encher essa p...".

Porém, tudo isso só ocorre com o ajuntamento. A multidão é motivadora. É ela que mobiliza as lutas, avança as revoluções, muda conceitos. O povo avaiano, fiel, guerreiro e ativo, pode fazer esse quadro dramático virar, basta estar junto. Sozinho, no sofá da sala, a TV ligada no escuro, o avaiano é um réles expectador. Seu grito só é ouvido pelos vizinhos e, ainda assim, deve ser comedido.

Junto a outros, nas arquibancadas, torcendo e vibrando, incentivando o time a vencer, fará a diferença. 

Torcedor avaiano não combina com solidão.

7 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Muito BOM!!Carlos tens todo meu apoio tu sabes e quem não te entendeu, VOLTA PARA AS CAVERNAS! Um leão com bando SEMPRE sera mais FORTE, PRA CIMA DELES LEÃO, Tainha Escalada...

  1. LUGO disse...:

    Aguiar,

    Voltastes, é isso ai.

    Abço

  1. Tainha, é isso aí, os leões andam em bandos. Os gatinhos é que se escondem debaixo das saias.

  1. Lugo, é isso, tô querendo ficar.
    Abraços

  1. Anônimo disse...:

    Salva ai Ale,os times que vao cair sao: Cruzeiro,Ceara,Atletico (tanto faz)e America, no Classico vamos DESCARREGAR TODA NOSSA MAGOA, pelo que estamos passando no momento, nossa Hora de Alegria se "Deus" assim permitir chegara, e salve todos nós.




    JC

  1. Pô, JC, assim tem gente que vai se matar de raiva. Assim a oposição não vence.

  1. Kk De Paula disse...:

    Aguiar, sempre com textos sensatos e inteligentes. Agradeço a tua volta. Beijos

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets